quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Criando um Servidor Apache no Linux

Bom dia pessoal, ao contrário que muita gente pensa, configurar um servidor Apache no Linux pode ser algo bastante simples e sem muito segredo.

Com um servidor apache montado,podemos compartilhar arquivos, podemos criar uma página de intranet dentre outras coisas...

Para criar um servidor Apache é simples.

No Ubuntu digite sudo apt-get install apache2
Após realizar o download do servidor apache e instala-lo na maquina, abra seu navegador e digite na barra de navegação "localhost" e você verá uma página com o título "It´s Work" (Isso Funciona)

com o servidor apache instalado, todo o conteúdo dentro do diretório /var/www será compartilhado apenas digitando o IP da máquina servidora, se desejar compartilhar arquivos, coloque-os dentro da pasta /var/www e teste.

Se você quizer criar um site numa intranet, apenas coloque o conteúdo dele dentro da pasta, quando abrir no navegador ele exibirá o arquivo principal denominado index.html (por padrão) caso deseje apenas o compartilhamento de arquivos, apague o arquivo index.html com o comando "sudo rm index.html", quando acessar novamente verá os arquivos compartilhados na pasta.


Se pensar um pouco, com isso ainda é capaz de criar um servidor para web, desde que você tenha um IP público e um registro .br redirecionando a seu IP, na falta de um IP Público, poderá redirecionar para um IP Reverso, o site www.no-ip.com você poderá criar um IP Reverso, a dica serve para Windows e também Linux.

Espero que tenham gostado. Um abraço! :)

0 comentários:

© 2008 Por Leandro Souto Maior