Bom dia pessoal! Primeiramente agradeço a todas as visitas no blog, espero poder retribuir com um conteúdo simples para que possam compreender melhor o sistema.
Ao concluir a instalação do sistema. Agora iremos trabalhar sem o modo gráfico, mas quais vantagens disso?
1º - Para o administrador do sistema, é mais rápido realizar o acompanhamento e configuração do mesmo.
2º - Como o usuário "doméstico" geralmente não sabe navegar sem o sistema gráfico, torna mais difícil que ele consiga fazer algo que danifique o sistema.
3º - Possui ferramentas poderosas, onde você poderá ter controle total sobre o sistema além de excelentes ferramentas para administração de redes.
Vou u começar postando comandos simples de navegação, edição de texto, exibição e etc.
Antes de começarmos, vc precisa saber que o Linux possui restrições aos usuários, ou seja nem todos usuários podem tudo. Mas qual a vantagem disso? simples, um usuário comum não conseguirá danificar o sistema, não conseguirá editar determinadas funções dele, apenas o Super Usuário (root) poderá realizar determinadas alterações.
Para entrar no modo do Terminal: CTRL + ALT + F1
Insira o nome e senha configurados na instalação e pronto, por padrão vc se localiza na pasta principal do usuário, ou seja onde possui seus arquivos pessoais. Tipo um "Meus documentos" para windows.
COMANDOS BÁSICOS
pwd - Exibe o diretório atual em que você se encontra.
ls - Exibe o conteúdo dentro do diretório que você se encontra. (LS em minúsculo), as pastas do sistema serão mostrado em Azul Escuro.
cd - Navega entre as pastas...
Sintaxe: cd [diretório] / cd .. (retrocede 1 diretório, no caso de estar em "/home/bjtecnologia" ele retornaria para "/home" / cd ~ (vai direto para a pasta padrão do usuário atual).
Dica: se souber o caminho direto para pasta que vc deseja acessar, vc poderá digita-lo diretamente. Ex: cd home/bjtecnologia/documentos
Pratique um pouco esses comandos pois são os mais usados. Depois postarei mais comandos, com tempo... irei trabalhar o editor de texto "vi".
Há uma semana
0 comentários:
Postar um comentário