terça-feira, 15 de maio de 2012

CUPS - Common UNIX Printing System

108.4 - Configurar Impressoras e Impressão

Pessoal, hoje vou falar um pouco sobre o sistema de impressão do Linux. Ele recebe o nome de CUPS, foi desenvolvido inclusive pela Apple. Ele consiste em um sistema de impressão com suporte a redes e diversas outras funcionalidades, como registro de log do que foi impresso por exemplo.

O CUPS, possui duas formas de ser configurado, via linha de comando ou através do navegador de internet através da porta 631 (CUPS), para configurarmos o CUPS na máquina local digitamos no navegador http://localhost:631  para configurar o CUPS remotamente digitamos http://IP_DA_MAQUINA:631 (lembrando que para poder configura-lo remotamente, essa opção precisa estar habilitada primeiro na máquina local.


Na guía Administration, é onde poderemos marcar as opções desejadas e poderemos verificar a listas de impressoras já instaladas no sistema, com a opção "Manager Printers".


Agora poderemos pegar o caminho da impressora completo, e a partir daí poderemos instala-lá em outro computador qualquer, mesmo ele utilizando Windows, Linux, Mac OS... apenas prestando atenção para o momento em que formos instala-lá no computador remoto deveremos selecionar "Impressora conectada a Outro Computador" ou algo como "Impressora em Rede" e inserir o caminho correto da impressora que deverá ser compartilhada, como no exemplo abaixo:

http://localhost:631/printers/EPSON-Epson-Stylus-Office-TX320F

Normalmente você terá que substituir a expressão "localhost" pelo endereço IP de sua máquina servidora, ficando algo semelhante a isso:

http://192.168.0.105:631/printers/EPSON-Epson-Stylus-Office-TX320F

Esse é o caminho do endereço correto que deverá ser preenchido na máquina remota para que ela possa imprimir remotamente e o servidor passe a gerenciar todo o conteúdo que seja impresso.

IMPORTANTE

/usr/sbin/cupsd - Este serviço necessita estar ativo para que o CUPS funcione, a maioria das distribuições inicia ele automaticamente.

Com o comando lpinfo poderemos obter uma Lista de Dispositivos de Impressão e protocolos de impressão disponíveis.

As tarefas de administração de impressão são realizadas através do comando lpadmin

Para realizar a alteração de padrões da impressora como qualidade, tamanho da folha e etc. utiliza-se o comando lpoptions.

Seus principais arquivos de configuração se encontram em /etc/cups/ são:
classes.conf - Define as classes
cupsd.conf - Configurações do Daemon
mime.convs - Define os filtros disponíveis para conversão de formatos de arquivos
mime.types - Define os tipos de arquivos conhecidos
printers.conf - Define as impressoras locais disponíveis
lpoptions - Configurações específicas para cada impressora.

O Spool de fica localizado em /var/spool/cups/ e para listar os trabalhos de impressão o comando é o lpq, para remover lprm -a, para imprimir lpr.

Espero que tenha ajudado a todos, forte abraço e força nos estudos

0 comentários:

© 2008 Por Leandro Souto Maior