quarta-feira, 16 de maio de 2012

Disney cria sistema que torna qualquer objeto sensível ao toque

A unidade de pesquisa da Disney em Petersburgo publicou um vídeo nesta semana explicando o funcionamento de uma nova tecnologia de comandos por materiais sensíveis ao toque. A Touché conseguiria identificar diferentes tipos de gestos e posições corporais, o que por consequência viabilizaria a criação de produtos mais interativos do que as tecnologias atuais - que em geral reconhecem apenas as opções de toque ou ausência dele. Na imagem, sistema reconhece "um dedo tocando o fundo"


Esses sensores poderiam permitir, por exemplo, que o usuário operasse um tocador de MP3 sem necessariamente tocá-lo. Na imagem, o gesto de encostar as palmas da mão representa a função de pause de reprodutor de músicas.


Aqui, o sistema reconhece que o toque com dois dedos no pulso, feito duas vezes, é o comando para avançar para a próxima música da lista.


Do mesmo modo, se o usuário está no sofá e se deita confortavelmente, o móvel pode identificar a postura - no exemplo, configurada como de relaxamento - e interagir com as luzes da casa para diminuir sua intensidade, criando um ambiente mais aconchegante para o descanso. O sistema seria capaz, inclusive, de perceber que o usuário dormiu, e deligar as lâmpadas e a televisão.

Fantástico não?

0 comentários:

© 2008 Por Leandro Souto Maior